História

Frei João Hoever fundou os Irmãos dos Pobres de São Francisco na véspera do Natal de 1857, sob a inspiração do Espírito Santo e com o forte apoio da Bem-aventurada Madre Francisca Schervier, fundadora das Irmãs dos Pobres de São Francisco. Sob a liderança de Frei João Hoever, e sob o olhar atento e a orientação do bispos diocesano, além da contínua oração pedindo intercessão São José, a jovem comunidade religiosa católica cresceu rapidamente e se espalhou de seu berço em Aachen para outras partes da Alemanha.

Frei João nasceu em uma família de agricultores que trabalhava arduamente na região montanhosa de Neuhonrath, na Alemanha. Embora sua ajuda fosse necessária na fazenda, o pároco local viu potencial no jovem Hoever e incentivou sua vontade de aprender. Com o tempo, esse incentivo resultou em um professor brilhante, dedicado e bem-sucedido.

Nos primeiros anos de sua carreira, ele conheceu e mais tarde se casou com Anna Maria Katherine Zimmermann e dessa união nasceram dois filhos, um dos quais se tornou padre jesuíta e escritor, e o outro, um político bem-sucedido. Em uma idade muito precoce, os meninos e o pai perderam a mãe e a esposa devido a uma morte súbita. Hoever se consolou com o trabalho da Sociedade São Vicente de Paulo e da Ordem Terceira Secular de São Francisco. Foi na Ordem Franciscana Secular que conheceu a jovem Francisca Schervier, que acabaria alterando o curso de sua vida. Mais tarde, os outros membros da Terceira Ordem se juntariam a João Hoever naquela memorável véspera de Natal de 1857, quando se ajoelharam diante da cena da manjedoura e se comprometeram como um grupo de irmãos franciscanos.

Com o passar do tempo, as preocupações com sua jovem Fraternidade, sua carreira de professor e o bem-estar de seus dois filhos fizeram com que sua saúde piorasse. Pressentindo que sua morte estava próxima, ele entregou a liderança dessa jovem comunidade diocesana ao Frei Boaventura Schaeben. Com a morte do fundador, em 13 de julho de 1864, ficou evidente que a escolha correta havia sido feita para levar a comunidade adiante. Sob sua diligente liderança, a jovem comunidade cresceu e prosperou, chegando até a atravessar o Atlântico. Mais tarde, em 1910, sob a liderança de Frei Athanasius Wietmann, a Congregação tornou-se de direito pontifício.

Já em 1866, com santa ousadia, alguns Irmãos emigraram para os Estados Unidos, para compartilhar a vida dos migrantes alemães. Assim como as Irmãs dos Pobres de São Francisco, cuja fundadora, a enérgica e desafiadora Francisca Schervier, mantinha relações amistosas com Hoever e sua Congregação, os Irmãos fundaram várias casas em Cincinnati (Ohio). A partir delas desenvolveu-se uma próspera província.

Em 1935, os primeiros Irmãos chegaram ao Brasil. É aqui onde atualmente vive a maioria dos Irmãos. Eles trabalham com crianças e jovens, famílias e dependentes químicos, e atuam na pastoral.