Mini-Curso livre franciscano de férias 2020

18/06/2020

Mini-Curso livre franciscano de férias: mística e espiritualidade franciscana (modalidade EAD)De 6 a 11 de julho de 2020

Objetivo

O ser humano atual vive em estado de desilusão, pluralismo, individualismo, experiencialíssimo e consumismo. Essa formatação produziu uma sociedade com configurações fluidas, fragmentadas, secularizadas e relativizadas, apontando para um futuro de insegurança e incerteza. Devido a essas novas realidades, nota-se, que, no movimento franciscano existe uma grande necessidade de aprofundamento. Irmãs e irmãos da família franciscana, religiosos e religiosas, seculares e jovens, assim como pessoas interessadas no mundo inteiro que pertencem às mais variadas camadas sociais, procuram uma espiritualidade que corresponda às suas convicções e com a qual possam-se identificar. Querem assimilar os valores apresentados pelas fontes franciscanas e se perguntam por uma perspectiva responsável para enfrentar os problemas do nosso tempo. Este breve mini-curso livre franciscano de férias pretende apontar algumas luzes referentes a essas indagações propostas. O mini-curso não fechará a possibilidade de um aprofundamento dos demais temas. Este aprofundamento poderá ser encontrado no site oficial da CFFB (Conferência da Família Franciscana do Brasil) que também oferece uma demanda riquíssima de cursos de franciscanismo. O mini-curso será dividido em cinco temas, ou seja, um tema por dia e o 6º encontro é o fechamento do mini-curso, onde será proposto um breve exercício de revisão em forma de redação. Para obter o certificado (em formato de PDF-Online) será necessário a realização do exercício que será explicado ao longo do mini-curso.

Público alvo do mini-curso: religiosos e religiosas, seculares e jovens e simpatizantes da família franciscana

Investimento: Curso gratuito - (se desejarem podem fazer uma doação voluntária para nossas instituições filantrópicas da Congregação)

Data: 1ª turma (6 a 11 de julho de 2020)

Modalidade de ensino: EAD 

Carga horária: 16 horas.

Coordenação e Organização: Este mini-curso está sendo promovido pela Comunidade Brasileira de Santo Antônio da Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco, coordenado por Frei Acacio Giovanelli,CFP (Licenciado em Filosofia pelo UNISAL-SP, Pedagogo pela UNINTER-SP e bacharelando em Teologia pela Faculdade Dehoniana -SP. É Assistente Espiritual da Ordem Franciscana Secular há 4 anos da fraternidade de Pindamonhangaba-SP).

Informações adicionais: as inscrições serão de 26 de junho a 3 de julho de 2020 através do site da Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco (https://www.irmaosdospobres.org.br/). O conteúdo será postado na plataforma cada dia referente ao tema a partir das 10 da manhã. Cada tema terá: Um texto de referência + apresentação de powerpoint + pequeno vídeo de apresentação do tema+ roteiro de meditação uma pergunta para reflexão (não será necessário respondê-la, mas ajudará na redação final) . As informações para o acesso do mini -curso serão enviadas via e-mail, pois terá um login e uma senha. A sugestão é de pelo menos duas horas diárias de apreciação dos temas. No último dia(11-07) terá um horário limite para a entrega do exercício (10 da manhã às 16h).

Grade do mini-curso:

1º tema - 06 de julho

Da ordem da penitência ao movimento de São Francisco de Assis

Breve apresentação do surgimento da Ordem da penitencia de São Francisco - OFS e TOR.

2º tema - 07 de julho

O crucifixo de São Damião e o Tau Franciscano

Falaremos do surgimento e importância destes dois símbolos da Família Franciscana

3º tema - 08 de julho

O abraço da cura - São Francisco e o Leproso

Refletir alguns aspectos importantes do encontro de Francisco com o leproso

4º tema - 09 de julho

Franciscanos e a modernidade liquida.

Refletir sobre a autêntica vocação franciscana nos tempos de hoje.

5º tema - 10 de julho

Francisco e Clara - o valor da amizade.

A amizade verdadeira de Francisco e Clara como exemplo para os franciscanos e franciscanas.

Fechamento - 11 de julho

Ressonância - redação final do mini-curso

Será proposto um exercício de revisão num formato de redação com relação a todos os temas estudados.

Dúvidas e informações pelo telefone (12) 98155 8197 (apenas whatsapp)